Cotidiano com Artrite – Atividade Física

A importância e os benefícios da atividade física para pacientes com artrite.
atividade física e a artrite

Usamos nossas articulações em todos os movimentos que fazemos, por isso é realmente importante cuidar delas, principalmente se você tiver artrite. Explicaremos a seguir o que você pode fazer para reduzir a tensão nas articulações.

O exercício físico é extremamente importante para pessoas com artrite. Manter as articulações flexíveis ajudará a reduzir a dor e a permanecer independente.

A atividade física é composta por diversas tarefas diárias, tanto as ocupacionais como as de lazer, geralmente afetadas pela artrite, o que torna o exercício ou a atividade física planejada ainda mais importante.

Exercícios para pessoas com artrite podem e devem ser feitos. Pessoas que sofrem com a artrite e se exercitam regularmente geralmente sentem menos dor, mais energia, melhor qualidade do sono melhor e conseguem desempenhar bem as funções do dia a dia.

Lembre-se de começar devagar com alguns exercícios de baixa intensidade para garantir um programa de exercícios benéfico e seguro.

Para que este processo não se torne entediante, opte por vários tipos de exercícios e locais dentro de sua casa, principalmente para os dias em que sair de casa parece impossível.

É importante ressaltar que antes de tudo você deve procurar o seu médico reumatologista para que tudo seja feito de forma segura e com benefícios para a sua saúde.


Quem deve se exercitar?

Todos devem se exercitar! Pessoas com muitas formas de artrite podem praticar com segurança exercícios físicos regulares adequados.

Encontre a hora certa do dia para fazer exercícios e estabeleça uma rotina para obter os maiores benefícios.

Pessoas que se exercitam regularmente costumam ter menos perda óssea e danos às pequenas articulações associados à artrite, além de nenhum aumento na dor ou na atividade da doença desde que sejam feitos de forma correta e com o acompanhamento de um profissional.


Como escolher os exercícios certos para você

Existem três tipos de exercícios que se combinam para formar um bom programa de condicionamento físico. Eles são:

  • amplitude de movimento –  ajuda a melhorar a força e a flexibilidade e promove uma boa postura;  alongamentos, tai chi e yoga.
  • fortalecimento – isso ajudará a construir os músculos, que, por sua vez, proporcionam melhor suporte para as articulações; tente treinamento com pesos.
  • aeróbico – aumenta o batimento cardíaco, o que ajuda a melhorar seu nível de condicionamento físico, fortalecendo seu coração; algumas das melhores formas de exercícios aeróbicos são caminhadas moderadas,  ciclismo  e natação.

Permanecer fisicamente ativo oferece a melhor chance possível de gerenciar os sintomas da artrite de maneira eficaz. Além disso, é essencial para minimizar o risco de desenvolver vários outros problemas de saúde.


Não se esforce demasiadamente! Atenha-se a um ritmo com o qual você se sinta confortável

Encontrar o nível certo de atividade física é muito importante para você sentir os benefícios dos exercícios para a sua saúde . Tente ser realista sobre a quantidade de exercícios que você é capaz de fazer e escolha uma atividade que você goste.

Você pode sentir alguma dor ao iniciar um novo programa de exercícios. Isso geralmente ocorre devido à utilização de novos músculos. No entanto, se você sentir dor por mais de duas horas após o exercício, ou sentir alguma dor nas articulações, consulte seu médico antes de fazer o exercício novamente.


Quais exercícios você deve fazer caso tenha artrite?

Algumas dicas para aqueles que possuem Artrite e desejam se exercitar:

  • O exercício regular pode ser a melhor maneira de ajudar a reduzir os sintomas da artrite. Ao manter-se ativo, você fortalecerá os músculos ao redor das articulações, o que reduzirá a deterioração das mesmas.
  • O exercício ajudará você a manter um peso saudável, o que significa que você sentirá menos dores  nas articulações.
  • Um programa de exercícios moderado é muito mais benéfico do que um programa extenuante. Muito exercício pode causar mais dor e degeneração articular.
  • Tente fazer pequenos exercícios todos os dias para melhorar sua amplitude de movimento.
  • Nunca force uma articulação dolorosa.
  • É muito importante que as pessoas com artrite obtenham o equilíbrio certo entre descanso e atividade.
  • Você ainda pode se exercitar durante uma crise, mas deve reduzir a intensidade do seu treino.
  • Exercite-se quando estiver menos cansado.
  • Exercitar-se pela manhã pode ajudar a reduzir a rigidez matinal.
  • Exercitar-se à noite pode ajudar a evitá-lo.
  • Exercícios que constroem e fortalecem músculos podem ajudar a proteger e apoiar suas articulações.
  • Natação e ciclismo são exercícios de baixo impacto e particularmente bons para pessoas com artrite.
  • Concentre-se em manter uma boa postura o tempo todo.

Como evitar lesões esportivas e de exercício se você tiver artrite

Embora seja uma ocorrência normal, muitas lesões relacionadas ao exercício podem ser evitadas com treinamento, técnica e preparação adequadas. Tome cuidado ao se exercitar e certifique-se de não fazer demais. Escute seu corpo.

Se você tiver artrite, antes de iniciar qualquer atividade física procure o seu médico reumatologista.

Dra. Juliana Valim
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e residência em Clínica Médica na mesma instituição (2008-2009).Residência em Reumatologia pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. (2011-2012) Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.Foi médica assistente da Reumatologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por 6 anos (2013-2019) orientando médicos residentes e especializados em reumatologia.Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e atualmente integrante também da Comissão Cientifica de Vasculites (2018-2020).