Cotidiano com Artrite – O Trabalho e as Dores nas Articulações

Como lidar com as dores da artrite no trabalho
artrite no trabalho

Para aqueles pacientes que precisam trabalhar, a vida diária com artrite pode ser uma luta constante.

No entanto, os desafios que a artrite traz no trabalho podem mitigados, ajustando a rotina e o ambiente de trabalho, o que permite facilitar a vida profissional nesse ambiente.

mobilidade no trabalho é essencial para uma vida diária confortável com artrite durante as horas trabalhadas.

O movimento regular mantém as articulações flexíveis e móveis. Os ambientes de trabalho que não envolvem movimentos regulares são muito contraproducentes para o tratamento da artrite, além de oferecer uma vida diária menos confortável para pacientes.


Caso você sofra de artrite, o que você deve fazer no trabalho?

Se você trabalha sentado, aqui estão algumas dicas:

A seguir, são apresentadas recomendações para aqueles que trabalham em um escritório.

Certifique-se de estar constantemente sentado em linha reta:

Sentar-se em linha reta mantém a coluna alinhada corretamente, evita dores na região lombar e mantém o pescoço de forma confortável.

Ajuste o seu teclado corretamente:

Quanto mais longe o teclado estiver, mais você precisará se inclinar para alcançá-lo. Isso significa acrescentar tensão desnecessária ao pescoço, ombros e braços.

Mantenha o teclado a uma distância confortável para que seus braços possam descansar facilmente em sua mesa enquanto você se senta de forma ereta.

Use dispositivos específicos se puder:

Uma cadeira ortopédica, um descanso para teclado, ou até mesmo um pequeno travesseiro podem ajudá-lo a obter o máximo conforto em seu local de trabalho.

Levante-se e caminhe

Levante-se até o bebedouro e pegue um copo de água ou caminhe até a mesa de um colega de trabalho ao invés de enviar um email.

Sempre que possível, incorpore algum movimento durante as suas horas de trabalho.

Mova-se enquanto está sentado

O simples ato de estender as pernas de vez em quando pode impedir que os joelhos se enrijeçam. Não tenha medo de se movimentar-se levemente.


Se o seu trabalho exige que você fique de pé o dia todo

Trabalhar no balcão de uma padaria, na cozinha ou em qualquer outro lugar em que você esteja por longos períodos de tempo em pé, e, com muitos movimentos repetitivos pode ser tão prejudicial às articulações quanto a inatividade.

Embora a atividade moderada seja importante para pacientes com artrite, obter alívio quando a dor é demais pode ser difícil às vezes, dependendo de seu ofício.

Dicas para quem sofre com a Atrite e trabalha de pé o dia todo

Aqui estão algumas dicas para manter o movimento mínimo quando você trabalha de pé o dia todo:

Mantenha-se organizado

Mantenha o que você precisa o mais próximo de você!

Ferramentas, documentos, dispositivos eletrônicos ou o que você mais utiliza em seu trabalho devem estar sempre perto de você.

Embora o movimento seja importante, alongamentos e movimentos bruscos desnecessários podem cansá-lo mais rapidamente.

Lesões por elevação inadequada são maneiras comuns de tirar alguém do trabalho, com artrite ou não.

Pessoas que sofrem com artrite precisam ter um cuidado especial ao levantar devido à deterioração e inflamação causada pela artrite.

Peça ajuda, use um suporte para as costas ou faça o que achar melhor para evitar lesões nos músculos e articulações.

Movimento

Permanecer em uma posição o dia todo pode aumentar a rigidez. Sempre que puder, dobre um pouco os joelhos se você fica de pé o tempo todo no trabalho.

Abaixar-se por alguns instantes dá aos joelhos a chance de liberar a pressão acumulada por ficar de pé o dia todo.


Se você trabalha em um escritório ou permanece o dia todo em pé no trabalho, lembre-se de fazer uma pausa!

Não importa se você está trabalhando em um turno de seis ou oito horas, o intervalo sempre deve ser respeitado. Não é apenas uma pausa para a mente, mas é uma excelente oportunidade para se recarregar fisicamente.

Se você fica sentado o dia inteiro ou de pé por várias horas, é importante reservar alguns minutos para amenizar a sua artrite.

Estique suas articulações

Uma regra simples, mas que para muitas pessoas pode parecer estranha é: se dói, mova-se. Caso seus joelhos doam, tire algum tempo para esticá-los.

Lentamente, gire a cabeça para relaxar os músculos do pescoço.

Com o punho fechado, estique os dedos para que o sangue flua para as articulações das mãos.

Ande um pouco

Dar uma volta rápida no quarteirão ou em um parque local não apenas faz com que você se mexa, o ar fresco e a socialização podem ajudar a eliminar o estresse indesejado.

Beba bastante água

Beber bastante água é vital para manter a flexibilidade. Mantenha seu corpo hidratado o dia todo.


Se você precisar se sentar e descansar as articulações, abaixe-se!

Certifique-se de manter um equilíbrio saudável de movimento e descanso. Você não deve exagerar, então descanse suas articulações ocasionalmente.

Você pode precisar de mais descanso quando a inflamação aumentar, por isso, não deixe que chegue ao ponto em que o movimento fique difícil de ser executado, porque você descansou por muito tempo ou deixou de se movimentar.

Para pacientes com artrite é essencial o acompanhamento médico com um reumatologista.

Dra. Juliana Valim
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e residência em Clínica Médica na mesma instituição (2008-2009).Residência em Reumatologia pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. (2011-2012) Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.Foi médica assistente da Reumatologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por 6 anos (2013-2019) orientando médicos residentes e especializados em reumatologia.Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e atualmente integrante também da Comissão Cientifica de Vasculites (2018-2020).