Gota

You Are Currently Here:Início > Doenças e Tratamentos > Gota

O que é a Gota

gota é uma doença inflamatória crônica que ocorre principalmente em homens com idade entre 30 e 50 anos, que causa crises de inflamação nas articulações (artrite) com muita dor, inchaço, calor e rubor no local. Essa inflamação ocorre quando o ácido úrico no sangue está elevado, acima do normal, e se deposita nas articulações sob a forma de cristais. No entanto, nem todas as pessoas que têm ácido úrico elevado desenvolverão a gota. São fatores de risco, para se desenvolver gota, a predisposição genética, o sobrepeso e a obesidade, o etilismo e a insuficiência renal. A ocorrência de gota entre mulheres é muito rara.

As articulações mais frequentemente acometidas são as dos membros inferiores, dedão, tornozelos e joelhos. No início da doença, a gota ocorre em crises recorrentes de artrite aguda. Geralmente, o paciente dorme bem, sem qualquer sintoma, e de repente, na madrugada ou cedo pela manhã, acorda com uma dor muito intensa na articulação acometida. O dedão (hálux) é a articulação mais frequentemente envolvida nas primeiras crises.

As Crises de Gota

Em geral as crises de gota ocorrem em intervalos bem espaçados, em alguns casos a cada 6 meses, e com duração média de 3 a 10 dias. Mas na maioria dos casos, se não for feito nenhum tipo de tratamento, o intervalo entre as crises de gota vai ficando cada vez mais curto e atingindo cada vez mais articulações, até que pode tornar-se uma artrite crônica, afetando múltiplas articulações de forma constante, podendo levar a deformidades articulares irreversíveis.

aumento nas taxas de ácido úrico no sangue pode ocorrer tanto pela produção excessiva pelo organismo quanto pela redução de sua eliminação pelos rins.

Alguns fatores podem contribuir para o aumento do ácido úrico no sangue, como a ingestão de bebidas alcoolicas, principalmente a cerveja, e uma dieta rica em determinados tipos de alimentos (ricos em purina), trauma físico, cirurgias, quimioterapia e uso de diurético.

ácido úrico elevado, em muitos casos, também pode ocasionar cálculos renais e depósitos de cristais de ácido úrico debaixo da pele, formando nódulos nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas (tofos).

diagnóstico da gota é feito baseado na história clínica, exame físico e exames laboratoriais demonstrando níveis elevados de ácido úrico no sangue. Podem ser necessários outros exames como radiografias e exames de urina.

O Tratamento da Gota

tratamento da gota tem como principal objetivo a normalização dos níveis de ácido úrico e a prevenção das crises de artrite. Para isso, é fundamental uma dieta pobre em purinas, o que implica numa redução da ingesta, principalmente, de carnes vermelhas, embutidos, frutos do mar, frutas cítricas e bebida alcoólica, em especial a cerveja, e o aumento na ingestão de líquidos para aumentar o volume do fluxo urinário.  Pode ser necessário também o uso de medicações hipouricemiantes (que reduzem os níveis de ácido úrico) e de medicações imunomoduladoras em casos de artrite crônica. Nas crises de artrite são utilizadas medicações analgésicas e anti-inflamatórias.

Quando existem grandes tofos que prejudiquem a função articular, pode ser necessária a abordagem cirúrgica para ser retirado, o que geralmente é feito por um ortopedista.

Para mais informações sobre gota, consulte um reumatologista.