O que são doenças autoimunes?

Doenças autoimunes: Classificação, causas, diagnóstico e tratamento.
doenças autoimunes
doenças autoimunes

Com certeza você já ouviu falar diversas vezes sobre doenças autoimunes, mas você sabe o que elas são e o porquê de serem chamadas assim?

As doenças autoimunes estão diretamente relacionadas com o mau funcionamento do sistema imunológico. Geralmente surge quando o corpo humano não consegue fazer a distinção entre o que é do próprio organismo do que não é, passando  a produzir anticorpos que atacam as suas próprias células, órgãos e tecidos.

Classificação das doenças autoimunes

As doenças autoimunes podem ser classificadas de duas formas diferentes:

  1. Desordens sistêmicas: são aquelas que não atacam um órgão específico, mas que podem atacar vários.
  2. Desordens locais: são aquelas que, como o próprio nome já diz, afetam um local específico  do corpo.

São exemplos de doenças autoimunes:

  • Lúpus eritematoso sistêmico: Doença sistêmica reumatológica, cujos  sintomas podem surgir de maneira lenta e progressiva. As mulheres são as mais afetadas, principalmente entre os 20 e 45 anos; e os primeiros sintomas costumam ser lesões avermelhadas na pele e dores nas articulações.
  • Vitiligo: é caracterizada pela perda de pigmentação da pele, causando manchas por todo o corpo. Pode acometer pessoas de qualquer sexo e idade. Geralmente as manchas brancas na pele são o único sintoma da doença, mas em alguns casos a área afetada pode ficar sensível e dolorida;
  • Psoríase: apresenta sintomas que aparecem e desaparecem periodicamente, manifestando-se principalmente por lesões na pele. Essas manchas geralmente são avermelhadas, bem delimitadas, com descamação e coceira. Em casos mais graves da doença, ela pode ser dolorosa e alterar significativamente a qualidade de vida do paciente;
  • Esclerose múltipla: essa é uma doença neurológica e pode afetar pacientes entre 20 e 50 anos de idade. Os primeiros sintomas costumam desaparecer rapidamente, e podem incluir dificuldades sensitivas e motoras, tremores, além de visão dupla. Os sintomas variam de acordo com o grau de evolução da doença;
  • Doença de Crohn: é uma doença inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal. Os sintomas mais comuns são diarreias, cólicas abdominais, diminuição do apetite, perda de peso e febre. Pode afetar homens e mulheres, e costuma apresentar os primeiros sintomas em pessoas com idades entre 14 e 24 anos.

Quais as causas de uma doença autoimune?

A origem de uma doença autoimune pode ser muito variada, mas ainda não se sabe ao certo o que pode desencadear o seu surgimento.

Sabe-se que ela surge quando o organismo deixa de fazer a distinção entre os agentes agressivos (toxinas, vírus, bactérias) dos elementos essenciais do sistema imunológico, e, assim, passa a atingir as células saudáveis, comprometendo a saúde do paciente a ponto de lhe causar uma doença autoimune.

Existem alguns fatores que podem atuar como gatilhos para o desencadeamento das doenças autoimunes, por exemplo: genética, uso de medicamentos, estresse, infecções, uso de álcool ou drogas, alimentação, entre outros.

Mesmo que suas causas ainda não sejam conhecidas, a ocorrência de doenças autoimunes tem sido cada vez mais comum no cotidiano. Com isso, elas vêm ganhando mais espaço e visibilidade dentro da área da saúde, onde são desenvolvidas diversas pesquisas a respeito dos fatores envolvidos no surgimento das doenças autoimunes.

Diagnóstico de uma doença autoimune

O diagnóstico de uma doença autoimune pode ser feito através de avaliação clínica e exames laboratoriais. Investigar o histórico de doenças na família ajuda bastante no diagnóstico. Alguns dos exames mais comumente feitos incluem exames laboratoriais de sangue de rotina como hemograma  e exames de autoanticorpos.

Cada doença apresenta um sintoma e como cada pessoa possui um organismo diferente, somente um médico capacitado poderá avaliar e diagnosticar qual a doença o paciente possui e, assim, indicar o melhor tratamento em cada caso.

Tratamento de doenças autoimunes

Não existe uma cura para as doenças autoimunes, porém, existem tratamentos muito eficazes que podem otimizar o quadro e reduzir os sintomas.

Os tratamentos de doenças autoimunes visam a diminuição dos sintomas, o controle do processo autoimune do organismo e a recuperação do funcionamento correto do sistema imunológico do paciente.

O tratamento multidisciplinar faz a combinação do trabalho de diversos profissionais com o intuito de melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente, e inclui especialidades como: clínico geral, reumatologista, endocrinologista, dermatologista, neurologista, gastroenterologista, psicólogo, psiquiatra e nutricionista. 

Quando procurar um médico no caso de uma doença autoimune?

Assim como em qualquer outro tipo de doença, ao mínimo sinal de que você tenha alguma doença autoimune, consulte um médico reumatologista imediatamente.

É importante ressaltar que nenhum paciente deve se automedicar. A automedicação é uma prática perigosa e que pode colocar a saúde em risco, além da possibilidade de agravar o quadro médico do paciente. Seja consciente e procure sempre a ajuda de um médico.

Dra. Juliana Valim
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e residência em Clínica Médica na mesma instituição (2008-2009).Residência em Reumatologia pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. (2011-2012) Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.Foi médica assistente da Reumatologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por 6 anos (2013-2019) orientando médicos residentes e especializados em reumatologia.Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e atualmente integrante também da Comissão Cientifica de Vasculites (2018-2020).