A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade mineral dos ossos, tornando-os mais frágeis e mais susceptíveis a fraturas, mesmo com traumas de baixo impacto (“fraturas por fragilidade”).

Diferentemente do muitos acreditam a osteoporose não causa dor, e por isso é considerada uma doença silenciosa.

Às vezes o diagnóstico só é feito após a ocorrência de uma fratura por fragilidade, que poderia ter sido prevenida se fosse feito o diagnóstico precocemente e iniciado o tratamento adequado a tempo.

osteoporose.png.webp

Causas da Osteoporose

A osteoporose pode ter diversas causas, a mais comum é a osteoporose pós menopáusica, que ocorre nas mulheres após a menopausa, devido a deficiência hormonal, principalmente estrógenos, atingindo principalmente ossos mais porosos (trabeculares), como as vértebras e radio, e a osteoporose senil, causada pelo envelhecimento e pela falta de cálcio, que pode atingir igualmente os ossos mais compactos (corticais) como o fêmur, e os ossos porosos (trabeculares), como as vértebras e rádio.

A osteoporose também pode ser secundária a outras condições que alterem o metabolismo ósseo, como algumas doenças endócrinas da tireoide e paratireoide, a artrite reumatoide, o etilismo, o tabagismo, o sedentarismo, a desnutrição e deficiência de vitaminas e o uso crônico de algumas medicações, principalmente os glicocorticoides.

A predisposição genética também é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da osteoporose.

Prevenção da Osteoporose

Existem algumas formas de prevenir a doença desde a infância: manter uma dieta rica em cálcio, tomar sol em horário seguro, para produção da vitamina D através da pele, e fazer exercícios físicos regularmente.

Os lacticínios são uma importante fonte alimentar de cálcio e devem ser consumidos diariamente naqueles pacientes sem restrições à lactose.

O ministério da saúde recomenda o consumo de 600 ml de leite ao dia para adultos com mais de 20 anos.

No entanto, há outras fontes alimentares de cálcio que devem ser consumidas, como vegetais verde escuros (brócolis, couve, chicória, escarola), ameixa seca, sardinha e ovo.

osteoporose2.png.webp

Tratamento da Osteoporose

O tratamento da osteoporose tem como principal objetivo a prevenção de fraturas por fragilidade, e sempre inclui as medidas não farmacológicas: correção dos fatores de risco como cessar tabagismo, manter uma dieta rica em cálcio, exposição solar em horários de baixo índice UV, prática de exercícios para fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e minimização do risco de quedas.

A terapia medicamentosa deve ser indicada pelo reumatologista baseada no risco individual de fratura de cada paciente, e inclui suplementação de cálcio e vitamina d e medicações antirreabssortivas, com o objetivo de preservar a massa óssea, ou anabólicas, que estimulam a formação de novo tecido ósseo.

Artigos sobre Osteoporose