top of page

Dor nas Costas

A

dor nas costas é a queixa mais comum em pessoas de meia-idade e idosas. Na primeira categoria de idade, a doença geralmente ocorre devido ao sedentarismo constante. Em uma idade mais avançada, a radiculite e osteocondrose podem ser a causa das dores.

Quando a doença se torna crônica, a qualidade de vida diminui rapidamente. Muitas vezes, devido às dores nas costas, o paciente não consegue realizar trabalhos que exigem esforço físico de forma plena. Alterações degenerativas no tronco da coluna vertebral são uma das principais causas de dor nas costas.

Na maioria dos casos a natureza da síndrome da dor está diretamente relacionada a doenças da coluna vertebral. A dor nas costas pode ser aguda, com graus variados de intensidade, porém, apenas um médico pode identificar as causas e prescrever o tratamento.

Tratamento para dores nas costas

O tratamento das dores nas costas começa com um diagnóstico do corpo. É importante que o médico identifique a verdadeira causa do desenvolvimento da síndrome da dor. Somente após esta etapa podemos iniciar a terapia de tratamento.

Consideraremos os princípios do tratamento da síndrome da dor aguda, independentemente de sua natureza. A descrição da técnica a seguir é universal para todos os pacientes. A terapia proposta pode ser ajustada pelo médico, levando em consideração as nuances individuais de cada organismo e a doença atual.

Cerca de 80-85% dos casos são dores inespecíficas, cujas causas são problemas dos músculos, facetas das articulações (intervertebrais), e aparelho ligamentar da articulação sacroilíaca. Em 10 a 15% dos casos, a dor é radicular, acompanhada de sintomas de compressão da raiz nervosa ou estenose do canal vertebral. Nesses casos, na maioria das vezes haverá fraqueza muscular e sensibilidade prejudicada de parte da pele (correspondendo a “nutrição” do nervo). Até 1% a 5% recai sobre dor específica associada à patologia do tecido ósseo (fraturas, tumores etc.), articular e periarticular (doenças reumatológicas) e estruturas distantes (dor visceral refletida, aneurisma da aorta, etc.), com doenças neuromusculares.

As dores específicas exigem um exame aprofundado e consulta de especialistas. Fique alerta a algumas questões e sintomas que requerem atenção especial:

  1. A idade do paciente é maior que 50-55 anos ou menor que 18-20 anos;

  2. A dor não está associada ao movimento, combinada com a dor em um local diferente;

  3. Uma lesão medular grave ou uma conexão entre o início da doença e uma lesão anterior;

  4. Febre persistente;

  5. Histórico de câncer;

  6. Perda de peso inexplicável;

  7. Dor persistente à noite ou dor nas costas em constante evolução;

  8. Aumento dos sintomas neurológicos – incontinência urinária ou dificuldade em urinar, perda da sensação no ânus e períneo, fraqueza bilateral e/ou dormência das extremidades inferiores.

  9. Formação latejante na cavidade abdominal;

  10. A presença de doenças sistêmicas;

  11. Aumento da dor ao longo do tempo;

  12. Falta de alívio e redução da dor nas costas depois de deitado;

  13. Dor intensa e diária principalmente na coluna torácica;

  14. Deformidade espinhal, formada em pouco tempo;

  15. Uma condição geral com mal-estar prolongado.

A base da dor nas costas aguda é a irritação muscular, supressão e inflamação da raiz da medula espinhal. Os nervos espinhais são danificados devido a modificações patológicas na coluna vertebral. As dores dessa natureza requerem identificação imediata da causa e início do tratamento.

Dor aguda nas costas

A dor aguda nas costas geralmente dá aos pacientes uma doença de um grupo degenerativo-distrófico:

  1. Osteocondrose;

  2. Protrusão;

  3. Espondilartrose;

  4. Espondilose,

  5. Hérnia intervertebral.

Um papel igualmente importante é desempenhado pelo espasmo do músculo espinhal. Devido ao desconforto existente, os músculos são instantaneamente bloqueados e ficam imóveis. Esta doença é chamada radiculite.

Como diminuir as dores nas costas

Alguma dor pode ocorrer repentinamente. Um ataque de dor na coluna atinge uma pessoa no momento mais inoportuno. Se você sentir uma dor aguda nas costas que atrapalhe os seus movimentos em um local incomum, é necessário recorrer às seguintes recomendações:

  1. Tente deitar-se suavemente em uma superfície dura e nivelada. Faça isso com cuidado e devagar, sem alterar a posição das costas na qual a dor agravou. Em seguida, tente deitar-se gradualmente de lado, mantendo-se em uma superfície plana. Nesta posição, a dor diminui, porque na posição lateral a carga na coluna é reduzida. Tente ficar quieto até que a dor se torne menos intensa.

  2. Vire lentamente o corpo com as costas para baixo para que haja um relaxamento muscular definitivo. Ao mesmo tempo, é aconselhável apoiar as pernas em uma plataforma elevada. É necessário permanecer nesta posição por 10 a 15 minutos;

  3. Caso a dor seja muito intensa, procure um médico imediatamente, pois a automedicação muitas vezes pode agravar a sua situação;

Se a dor nas costas não diminuiu, existem razões mais sérias para isso que o médico pode identificar e prescrever o tratamento adequado em cada caso.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page