Dores nas Articulações – Reumatologista ou Ortopedista?

Se você experimenta os efeitos desagradáveis ​​da dor nas articulações, sabe como as atividades diárias mais simples podem ser desafiadoras. Continue lendo este post para descobrir qual especialista procurar para dores nas articulações.

Pacientes com dores nas articulações muitas vezes não sabem qual médico procurar, pois vários especialistas podem estar envolvidos no tratamento de uma doença. A especialização do médico depende do estágio da doença e da causa da patologia. Se o paciente não consegue decidir qual médico procurar, então é necessário ir a um clínico geral para o encaminhamento correto.

Qual médico trata as dores nas articulações?

Os especialistas médicos mais recomendados para o tratamento de dores nas articulações são os ortopedistas e os reumatologistas.

Os reumatologistas são especialistas no tratamento dos processos inflamatórios e das formas sistêmicas da artrite. Utilizam uma variedade de medicamentos que atuam nos sintomas da doença e tratam também de uma variedade de doenças além da artrite ,  como o lúpus, fibromialgia, síndrome de Sjogren, entre muitas outras.

O reumatologista é responsável por monitorar a condição do paciente e o progresso do tratamento após o uso de medicamentos e de outros tratamentos não cirúrgicos. No entanto, se os sintomas persistirem, o reumatologista pode fazer um encaminhamento ao ortopedista para verificar se o paciente é candidato à cirurgia, quando não há outras opções de tratamento disponíveis.

Qual especialista é melhor para o seu caso?

Visite um ortopedista se tiver:

  1. dores musculoesqueléticas ou articulares devido a lesões;

  2. dor nas articulações do quadril ou joelho que aumenta significativamente quando você coloca peso na perna afetada;

  3. dores fortes na articulação que limitam sua mobilidade;

  4. artrite moderada ou progressiva das articulações do joelho e quadril;

  5. tratamento anterior mal sucedido de dor nas articulações;

  6. necessidade comprovada de substituição da articulação.

Procure um reumatologista se você tiver:

  1. dor em várias articulações ao mesmo tempo;

  2. dor nas articulações não associada a lesões;

  3. dor musculoesquelética ou articular associada a febre, fadiga, erupção na pele, rigidez matinal ou dor no peito;

  4. dor nas articulações associada a dores nas costas;

  5. dor nas articulações com psoríase;

  6. dor muscular, com ou sem quaisquer outros sintomas;

  7. dor nas costas, com ou sem dor nas pernas;

A reumatologia é uma área da medicina especializada no diagnóstico e tratamento de doenças das articulações, coluna vertebral e doenças sistêmicas do tecido conjuntivo. A especialidade é considerada uma das mais novas da medicina – só conquistou sua independência em meados do século XX.

Muitas pessoas acreditam que apenas os idosos precisam de um reumatologista. Porém, não prática, não é assim: as doenças reumatológicas podem ser encontradas não apenas entre os que estão em idade avançada, mas também entre adultos jovens, adolescentes e até crianças.

Ortopedista ou Reumatologista: Qual é a diferença?

Os reumatologistas lidam com uma ampla gama de doenças associadas a doenças degenerativas e inflamatórias do tecido conjuntivo, ossos e articulações. Existem mais de 200 doenças em sua área de atuação.

A tarefa do reumatologista como especialista é o tratamento de doenças crônicas das articulações, ou seja, não causadas por traumas súbitos.

A principal tarefa do ortopedista é o diagnóstico e tratamento de distúrbios do funcionamento dos órgãos do sistema musculoesquelético. Isso se aplica a patologias congênitas e adquiridas.

Um reumatologista e um ortopedista podem trabalhar juntos. As ações coordenadas de dois especialistas ao mesmo tempo ajudam os pacientes a recuperar rapidamente a boa forma. O tratamento é prescrito individualmente – tudo depende do tipo de doença, história, idade e condição do paciente. Na maioria das vezes, para o tratamento de doenças reumatológicas, a terapia farmacológica é prescrita em combinação com procedimentos de fisioterapia.

Quando Procurar um Reumatologista?

Há indícios que indicam que é impossível adiar a consulta médica. Esses sintomas incluem:

  1. dor nos músculos, articulações e ossos;

  2. a dor é periódica e intensa, muitas vezes ocorre não apenas em uma, mas também em várias articulações (com o tempo, a doença assume uma forma simétrica – os sintomas aparecem nas articulações de ambos os lados do corpo);

  3. a dor é acompanhada por febre baixa e / ou inchaço e / ou erupção cutânea, vermelhidão da pele;

  4. vermelhidão da pele na área das articulações;

  5. sensação de rigidez nos movimentos (dificuldade em segurar objetos com os dedos, é difícil curvar-se, mover-se);

  6. deformação das articulações, edema;

  7. rigidez matinal das articulações;

  8. aumento da sudorese;

  9. palidez da pele;

  10. estado crônico de sonolência, fadiga, fraqueza geral

Quanto mais cedo você consultar o seu médico, mais favorável será o prognóstico de recuperação. Lembre-se de que aliviar a dor e recusar-se a consultar um especialista pode levar a problemas mais sérios no futuro. O diagnóstico e tratamento oportunos são o melhor investimento em saúde e a garantia de manter uma vida ativa e plena.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo