Diferenças entre Artrite Reumatoide e Osteoartrite

Caso você sofra de artrite reumatoide ou osteoartrite o primeiro passo para encontrar o alívio da dor, inchaço e rigidez nas articulações é procurar um médico. Pois, quanto mais cedo você souber, mais cedo será possível iniciar o tratamento e encontrar alívio para seus sintomas.

Saiba que a osteoartrite é uma das causas mais comuns de dor articular e envolve o desgaste da cartilagem que cobre os ossos das articulações. A artrite reumatoide é uma doença em que o sistema imunológico ataca as articulações, começando pelo seu revestimento.

Algumas diferenças entre as doenças:

A razão de termos articulações em nosso corpo é tornar a capacidade de movimentação o mais fácil e confortável possível. Imagine seu cotovelo, é onde os dois ossos do braço se juntam, correto? Os dois ossos são conectados por uma junta (como uma espécie de dobradiça) para permitir o movimento e a rotação. Essas articulações são amortecidas pela cartilagem e há um líquido chamado fluido sinovial.

A osteoartrite está diretamente relacionada com o desgaste das articulações. Alguns fatores como traumas, impacto repetitivo, predisposição genética e inflamações ou infecções levam ao “desgaste” e destruição da cartilagem. Quando esse amortecimento acaba, mover ou girar as articulações passa a ser extremamente doloroso. A osteoartrite pode afetar diversas articulações como o quadril, os joelhos, os tornozelos pulsos e dedos das mãos, e costuma ser uma doença comum em pessoas com idade avançada. Pacientes que possuem qualquer tipo de lesão nas articulações devido à prática esportiva intensa podem desenvolver a doença mais cedo. A artrite reumatoide é muito diferente da osteoartrite por se tratar de uma doença do sistema imunológico. O corpo ataca as articulações e gera dores, e, também pode causar incapacidade. Em alguns casos é possível ver os resultados físicos da artrite reumatoide porque as articulações às vezes podem apresentar deformidades.

Diagnóstico – osteoartrite ou artrite reumatoide?

Quando se trata do diagnóstico de osteoartrite ou artrite reumatoide, o tipo de desconforto e o padrão em que a dor está apresentando são indicadores importantes. Se você acordar de manhã com rigidez e dor, mas depois de caminhar um pouco pela casa ou tomar um banho quente e, então, começar a se sentir melhor, isso pode ser um sinal de artrite reumatoide. Você também pode sentir a rigidez depois de sentar-se por um período de tempo e sentir dor em ambos os lados do corpo (ambos os punhos, tornozelos, etc.).

O sintoma mais comum que você terá quando sofre com a osteoartrite é a dor ao mover uma área afetada do corpo repetidamente. Esse tipo de dor muitas vezes pode piorar perto do final do dia e às vezes você pode ter algum inchaço, calor nessa área, ou quando você move a articulação, pode surgir um som de rangido. Você também pode sentir a mesma dor e rigidez após longos períodos de inatividade. Quando a osteoartrite é grave, significa que a cartilagem já está muito desgastada, gerando fricção nos ossos, limitação do movimento e dor intensa, mesmo quando em repouso completo.

Para saber se você possui artrite reumatoide ou osteoartrite, pode ser necessário que seu médico solicite exames de sangue ou raio-X que poderão ajudar no diagnóstico da doença. Ao sentir qualquer sintoma ou desconforto causados pela osteoartrite ou pela artrite reumatoide, procure um médico para que seja realizado o diagnóstico e, assim, você possa começar o tratamento.