Dores da osteoartrite: por que elas são mais intensas ao acordar e ao final do dia?

O que é a osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença crônica que se caracteriza pela ruptura ou potencial perda de cartilagem, podendo surgir também como outros problemas articulares. A doença se caracteriza principalmente por dores nas cartilagens que se não forem tratadas podem se intensificar cada vez mais.

Dores da osteoartrite

A osteoartrite é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste das cartilagens e normalmente pode acontecer de maneira natural com a idade.

Um dos sintomas mais característicos da doença são as dores articulares. Pessoas que sofrem de osteoartrite podem observar maior intensificação da dor nos primeiros momentos após acordar e ao final do dia, mas você sabe o porquê?

De manhã: A noite quando vamos dormir, passamos muitas horas em repouso, com pouco ou nenhum movimento físico. Em uma pessoa com osteoartrite, toda essa falta de movimentação causa rigidez nas articulações doentes, esse sintoma ao acordar é muito comum entre os pacientes. Ao decorrer do dia a rigidez pode voltar a aparecer após longos períodos de inatividade.

Contudo, a rigidez não dura muito tempo. Logo após acordar, começamos a nos movimentar e cerca de 30 minutos depois ela desaparece.

Final do dia: Assim como a falta de movimentação, o excesso de exercícios ou várias horas realizando atividades físicas muito repetitivas do dia a dia também podem causar dores. Ao longo do dia a dor segue um determinado ritmo, começando pelo endurecimento que melhora pouco depois, e piorando ao final do dia, quando o corpo já foi submetido a muito esforço e está cansado.

Pessoas que apresentam quadro de osteoartrite nos joelhos, por exemplo, costumam se queixar de dores fortes ao final do dia, após caminhar certas distâncias ou subir escadas. Para quem trabalha com serviços manuais ou em computadores, sentir mais dores na coluna e no quadril também é bastante comum.

Além dos horários matinais e noturnos, algumas pessoas também relatam sentir mais dor em dias e ambientes frios.

Fatores agravantes da osteoartrite

A osteoartrite pode ser um processo normal do envelhecimento, mas ela não é inevitável. Além do desgaste das articulações que acontece ao longo da vida, existem alguns outros fatores que podem causar e agravar essa condição.

No decorrer da vida, nós trabalhamos e nos movimentamos muito, algumas pessoas mais do que outras. Sedentarismo, excesso de peso, tabagismo, repetição constante de movimentos que exigem muito das articulações (esportes), trabalhos muito pesados (agricultores, motoristas), todas essas atividades podem ser grandes fatores causadores da osteoartrite.

Quando o distúrbio já se desenvolveu, esses exercícios podem agravar a situação, fazendo com que as dores sejam mais intensas. Por isso, é normal observar mais queixas de dores em pessoas que apresentam algum desses fatores.

Dicas para amenizar as dores causadas pela osteoartrite

Não fique muito tempo parado

Manter-se sempre saudável é aconselhável, mas antes de começar uma rotina de cuidados com a saúde procure acompanhamento médico. A alimentação, exercícios de baixa intensidade como pequenas caminhadas e alongamentos também ajudam a melhorar bastante a circulação e a fortalecer músculos e articulações.

Depois de algum tempo parado, movimente-se um pouco para soltar as articulações e evitar a rigidez.

Cuidado com atividades físicas que exigem muito esforço

Ao contrário dos exercícios de baixa intensidade, atividades que exigem mais esforço físico podem ser extremamente prejudiciais e piorar bastante as dores já existentes, podendo causar sérias complicações. Crossfit, musculação de alta intensidade e corridas podem gerar resultados catastróficos para quem sofre de osteoartrite.

Como diminuir as dores nas épocas frias

Durante o inverno as dores podem ser mais intensas, pois em temperaturas mais baixas, os músculos se contraem mais, gerando maior desconforto. Compressas de água morna ao final do dia ajudam bastante na redução da dor e no aumento da circulação sanguínea. Se manter ativo nas épocas de frio, com atividades físicas de baixa intensidade, também é uma boa opção.

Uso de medicamentos

Por mais que exercícios e cuidados sejam de extrema importância, manter o tratamento com medicamentos para pacientes com osteoatrite é essencial, pois sem eles é muito difícil controlar a dor e evitar degeneração da cartilagem afetada. Medicamentos para osteoartrite podem ajudar na diminuição das dores e também na ação anti-inflamatória. Consulte seu reumatologista para a indicação do tratamento adequado.

Controle do peso

Controlar o peso é muito importante para a diminuição das dores e a melhora da qualidade de vida, visto que para uma cartilagem comprometida, quanto menos peso para suportar, melhor será para o controle da dor. Manter-se saudável, com alimentação e peso controlado, são fatores que ajudam muito na diminuição das dores.

É possível viver com qualidade

Apesar da osteoartrite ser uma doença muito séria que pode causar muitas dores e dificuldades para a vida do paciente, com cuidado e tratamento adequado, uma pessoa que sofre dessa doença pode viver com qualidade, apesar das limitações. O cuidado e o acompanhamento médico, unido a mudanças na dieta, controle de peso e exercícios podem melhorar muito o bem estar do paciente.